sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Por que trabalhar com blogs?

Tá, confesso que não sei muito bem a regra dos porquês (sei que esse acertei, pois está substantivado!), então não sei se o título está certo, mas é óbvio que isso não é importante. A questão mesmo é a pergunta. Em que os blogs podem ser úteis à Educação?
Basta dar uma passeada por este mundo dos blogs para compreender (aliás, em seguida começarei a colocar aqui algumas sugestões e recomendações de blogs que acho interessantes), mas há vários motivos que podem ser elencados. Citarei aqui alguns, na certeza de que o leitor saberá apontar vários outros (espero que o faça, pois a ideia é trocar figurinhas, experiências, impressões, etc.):
- Interação: os blogs permitem a rápida, fácil e constante interação do aluno com o professor. Inclusive dos alunos 'tímidos', que não costumam se manifestar muito em aula. Pode ser um bom canal para tirar dúvidas e mesmo propor debates a respeito de questões-chave, encaminhadas e dirigidas pelo professor (ou mesmo sugeridas pelos alunos). E o que é a Educação senão um  processo interativo, entre professor e alunos? Ou alguém ainda pensa nela como o processo de transmissão de conhecimentos do professor para o aluno?????
- Qualidade: em meio ao turbilhão de materiais que são despejados diariamente na internet, impossível de ser acompanhado por qualquer professor que seja (ou qualquer ser humano), o blog feito pelo professor pode ser uma boa forma de este recomendar/ colocar à disposição dos alunos, informações corretas/ precisas/ coerentes/ construtivas, bem como indicações de fontes ou materiais para pesquisas
- Acessibilidade: usa-se com os blogs uma tecnologia que está ao alcance de uma quantidade crescente de alunos (seja em sua própria casa, no laboratório de informática da escola, em lan houses, casa de amigos, etc.). Assim, vai-se aos poucos estimulando-os a usarem a internet para fins produtivos (em vez de só ficar reclamando de que eles só acessam a rede para msn e redes sociais).
- Contemporaniedade: não dá para ignorar que a tecnologia e a internet estão presentes na vida dos alunos. Ignorar tais ferramentas hoje é andar na contramão do processo educativo. Se se pretende estimular os alunos a estudarem, o melhor caminho pode ser pelo 'universo' deles. É mais fácil eles procurarem as informações que desejamos na internet do que nos empoeirados, amarelados e mofados livros que muitas vezes agonizam nas bibliotecas escolares. Claro que, SEM DÚVIDA ALGUMA, eles são importantes, mas não podem ser a única fonte para os alunos. Da  mesma forma, o blog também não pode sê-lo. Um bom processo educativo pressupõe uma diversidade de fontes e métodos, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário