segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Geração digital na sala de aula - II

Continuando com os mais interessantes/ relevantes aspectos do texto:

"Como essa geração aprende, então, sob os aspectos da neurociência? Os processos biológicos da espécie envolvem atenção, percepção, memória e imaginação, explica Elvira [de Souza Lima], além do desenvolvimento cultural. 'Os padrões de percepção e atenção formados pelo uso contínuo do computador apresentam lacunas em relação ao que se precisa para trabalhar os conhecimentos formais. Assim, atividades escolares que eduquem a atenção são hoje necessidades curriculares (...)' Segundo a especialista, apesar da quantidade de informação disponibilizada pela internet, o aluno deve aprender a selecionar, organizar, para que forme memórias de longa duração. (...) Esse é um ponto importante para a educação: há a necessidade de fornecer situações em que a imaginação seja desenvolvida."
Primeiro, não há muito o que dizer sobre o que já está claramente dito: a importância da educação formal, escolar, com as novas tecnologias, cresce cada vez mais, ao contrário do que muitos penasm (aqueles que acham que "competem" com o computador. Segundo: pelo que já foi dito (inclusive no post anterior) sobre a geração digital (capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, dificuldade para sair da superfície e se aprofundar em muitos assuntos), não podemos esperar que os alunos aprendam sozinhos a selecionar e organizar o que é positivo e correto em meio à grande quantidade de inutilidades e equívocos que há na internet. Enfim, se cresce a importância da educação e se os alunos não podem aprender sozinhos o que é necessário/ importante para suas vidas, adivinhe quem é a figura central neste processo???????


Falta mais aos professores agir como nativos digitais, e não como imigrantes digitais!!!!
Explico: ambos os conceitos estão também no texto. Os nativos digitais são esta nova geração, que já domina desde cedo as novas tecnologias, pois aprendem FAZENDO. Nós, de gerações anteriores, ao tentarmos incursionar pelo mundo das novas tecnologias, normalmente lemos manuais e tutoriais, vamos aprendendo devagarinho, bem devagarinho...
Repito: SEJAMOS MAIS NATIVOS, MENOS IMIGRANTES! Percamos o medo, que pode a tecnologia contra nós? Quem é que, no fim das contas, comanda a máquina????

Nenhum comentário:

Postar um comentário